Uma das maneiras mais fáceis de melhorar o layout é através da divisão do mercado em setores, ou seja, fazendo áreas de produtos específicos, como açougue, hortifruti e produtos de limpeza, por exemplo. A orientação da indústria alimentícia é ter sempre uma seção separada para cada segmento, pois isso faz com que o cliente tenha maior facilidade na hora de encontrar o produto que deseja.
Além disso, saber posicionar os produtos, colocando-os de forma estratégica nas prateleiras, é importantíssimo. Produtos com maior estoque e saída devem ficar na altura dos olhos, entre 1,3m e 1,7m de altura, e produtos de preços mais baixos ou que possuem menor estoque e saída devem ficar nas prateleiras mais baixas ou mais altas.
Produtos que possuem ligações entre si, como macarrão e molho de tomate, devem ficar próximos. Essa técnica recebe o nome de Cross marketing, onde a organização dos seus produtos irá induzir a compra conjunta deles. Outras ações que podem ser feitas são:
– Posicionar as gôndolas de forma que não atrapalhe a passagem dos clientes entre elas;
– Investir em Visual Merchandising, criando um ambiente confortável e que se adeque ao perfil do seu cliente, fazendo com que a experiência dele durante as compras seja agradável;
– Manter o estoque organizado para facilitar as reposições de itens que estão acabando nas prateleiras.
Com essas dicas o cliente vai ter maior facilidade na hora de encontrar o produto que deseja.