Não é simples criar um mix de produtos (conjunto de itens para atender a diferentes consumidores), que atenda aos minimercados de forma geral. Isso porque você precisa definir bem o que seus clientes desejam. É necessária uma boa pesquisa para conhecer os hábitos e necessidades das pessoas que residem próximas ao seu mercado.
É importante manter uma boa variedade de produtos básicos e agregar outros que atendam bem ao público que mais compra em seu estabelecimento. Segundo a cartilha sobre o setor do SEBRAE: “Alguns estudos demonstram que os itens mais consumidos nas lojas, além do básico, são os produtos lácteos, os doces, os salgados, os lanches e os produtos de higiene, como xampu, papel higiênico e sabonete.”
E há ainda os produtos âncora, como o pão francês, que faz o consumidor ir ao menos uma vez por dia ao seu mercado. Tenha produtos de qualidade para que seu cliente realmente escolha entrar no seu mercado e não no concorrente. Um bom pão francês aliado a todas as ações citadas anteriormente neste texto, vai aumentar muito seu ticket médio, ou seja, o que cada cliente gasta em média, quando entra em seu comércio